Daniela Martins não consegue confirmar de onde foram enviados os emails de pedido de ajuda às suas filhas.
A mãe das gémeas luso-brasileiras, Daniela Martins, diz ter pedido ajuda para as filhas de maneira indirecta. Em entrevista à RTP1, admitiu que a consulta não a surpreendeu, "porque foi resultado de todos esses pedidos", tendo também várias pessoas a ajudá-la a acelerar processo para as filhas receberem o tratamento. "Foram mandados pela minha prima, por pessoas que vivem em Portugal, a tentar descobrir o caminho que tinha de ser seguido. Tenho emails aos médicos, disponibilizei todos esses emails com pedidos e chegou a pessoas que não tenho controlo", refere Daniela Martins.
No próprio Hospital admite que "tinha a impressão como era falado nos corredores do Santa Maria que eu tive alguma ajuda, ouvia essa conversa lá, eu tive a impressão que pudessem ter feito alguma requisição".
Sobre o facto de passarem à frente na lista de espera, a mãe das gémeas refere que "não é verdade." "Quando chegamos a Portugal tinham uma criança que já tinha sido feito o pedido, fez a toma da medicação em fevereiro, não tinha nenhuma criança à espera do Zolgensma quando chegámos, não existe o passar à frente, nunca aconteceu."
Daniela Martins também mencionou o facto de que foi a própria médica que lhe disse que as suas filhas iriam receber o Zolgensma. "As meninas tinham critérios para tomar a medicação, estavam dentro do peso, estavam dentro da idade, todos os critérios foram obedecidos como as outras crianças."
Quando lhe questionado se conhecia o filho do Presidente da República conta que "não conheço o Nuno, provavelmente ele soube através de algum amigo, ou através do Instagram". Daniela admite que não consegue confirmar de onde foram enviados os emails de pedido de ajuda às suas filhas.
O caso das gémeas luso-brasileiras, que adquiriram nacionalidade portuguesa em 14 dias e vieram para Portugal em 2019 para receber tratamento Zolgensma para atrofia muscular espinal, do valor de 4 milhões de euros, está ser investigado pela Procuradoria-Geral da República e pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, e foi objeto de uma auditoria interna no Hospital de Santa Maria.
Marcelo Rebelo de Sousa, que confirmou que o filho o contactou sobre a necessidade de tratamento das crianças, negou ter qualquer intervenção no caso.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.