A GNR registou, até 12 novembro deste ano, 102 furtos de azeitona, enquanto em todo o ano de 2022 foram denunciados 42 e, em 2021, um total de 24.
O furto da azeitona mais do que duplicou este ano em relação a 2022, tendo-se registado até novembro 102 furtos, revelam dados provisórios da Guarda Nacional Republica.
Lusa
Os dados da GNR, a que agência Lusa teve acesso, mostram também que, quando comparado com 2021, o furto da azeitona mais do quadruplicou.
A GNR registou, até 12 novembro deste ano, 102 furtos de azeitona, enquanto em todo o ano de 2022 foram denunciados 42 e, em 2021, um total de 24.
Os meses com maior número de furto de azeitona este ano ocorreram em outubro, com 54, e nos 12 primeiros dias de novembro foram registados 31.
A GNR indica que os dados são provisórios, tendo em conta que está a decorrer, até 31 de dezembro, a operação "Campo Seguro 2023", que tem como objetivo o patrulhamento, fiscalização e sensibilização nas explorações agrícolas e florestais para prevenir a criminalidade e os furtos, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.
No âmbito desta operação, a GNR realizou mais de 1.300 ações de sensibilização, que alcançaram cerca de 6.000 cidadãos, com o intuito de informar as comunidades rurais sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos associados às explorações agrícolas e florestais, nomeadamente o furto de azeitona.
Esta força de segurança refere também que, para fazer face à criminalidade transfronteiriça, são "efetuadas ações de controlo e fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guardia Civil".
A GNR aconselha a população a evitar deixar utensílios da apanha de azeitona, assim como a azeitona colhida no olival, durante o período noturno, sem segurança e informe a GNR de qualquer movimento de pessoas ou viaturas suspeitas na proximidade dos olivais e lagares.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.