Em 5 de outubro, aos 53 anos, Tolentino tornou-se no 46.º cardeal português da História, numa cerimónia no Vaticano, presidida pelo Papa Francisco.
A Comissão Permanente da Assembleia Legislativa daMadeiradecidiu esta quinta-feira, por unanimidade, atribuir a Medalha de Mérito da Região Autónoma ao cardeal Tolentino de Mendonça, na sequência de uma proposta do PSD e do CDS-PP, informou a Presidência do parlamento.
Segundo a informação divulgada à comunicação social, a entrega da distinção está agora dependente da agenda do cardeal, mas a Assembleia Legislativa espera fazê-lo até ao final do ano.
A Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira é atribuída pela Assembleia Legislativa às "entidades singulares ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em vida ou a título póstumo, que tenham prestado assinaláveis serviços à região ou que por qualquer motivo a região entenda dever distinguir".
A medalha já foi atribuída ao bispo Francisco Santana (1982), ao fundador do PSD Francisco Sá Carneiro (1982), ao primeiro presidente do Governo Regional, Jaime Ornelas Camacho (2001), a Cristiano Ronaldo (2014) e ao anterior presidente do executivo do arquipélago, Alberto João Jardim (2018).
Tolentino de Mendonça foi elevado a bispo em 28 de julho de 2018, numa cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, recebendo simbolicamente a antiga sede episcopal de Suava, no norte de África.
Pouco mais de um mês depois, em 01 de setembro, assumiu a responsabilidade pelo Arquivo Secreto do Vaticano e pela mais antiga biblioteca do mundo, a Biblioteca Apostólica, com a preocupação de preservar "um grande tesouro da Igreja e da humanidade".
Em 05 de outubro, aos 53 anos, tornou-se no 46.º cardeal português da História, numa cerimónia no Vaticano, presidida pelo papa Francisco, na qual se destacou o juramento de fidelidade e obediência ao chefe da Igreja Católica.
Sobre a sua nomeação, afirmou que é um chamamento para um "serviço mais radical" a Francisco e à Igreja, prometendo colaborar com uma "humildade muito grande".
À elevação de Tolentino Mendonça assistiram dezenas de portugueses e, em representação do Governo, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, assim como o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.
Madeira atribui Medalha de Mérito a Tolentino de Mendonça
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.