Sábado – Pense por si

Lisboa e Porto exigem mais policiamento "na noite"

Carlos Moedas quer um reforço do policiamento da noite lisboeta. Já Rui Moreira não gostou de ver esquadra no Porto fechada durante o fim de semana.

O presidente da Câmara de Lisboa anunciou que quer mais policiamento nas zonas turísticas da cidade, onde se registaram vários crimes nos últimos meses, principalmente durante a noite. Um dos casos mais recentes de violência ocorreu durante a madrugada de domingo, quando um homem foi morto na zona do Parque das Nações vítima de agressões. No Porto, o sentimento também é de que são necessários mais polícias.

PSP admite uso da força para deter mulher no Cais do Sodré em Lisboa
PSP admite uso da força para deter mulher no Cais do Sodré em Lisboa Direitos Reservados

Moedas já fez um  "pedido urgente" ao governo para que Lisboa tenha mais polícias. "As pessoas não estão a ver polícia na rua e eu ofereço ao governo capacidade para o fazer", afirmou o autarca citado pelo Diário de Notícias

No Porto o pedido de mais operacionais aconteceu na sequência do encerramento da nona esquadra da PSP, a maior do Porto, durante o fim-de-semana. Algo que o ministro da Administração Interna entretanto desvalorizou, explicando que "foi uma opção entre ter polícias na rua ou nas esquadras". 

De acordo com o último Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), em 2021, a criminalidade geral teve uma ligeira subida (de 0,9%), com os crimes graves e violentos a diminuir drasticamente (-6,9% de crimes registados), lembra o diário, sublinhando ainda que o documento levantava preocupações em relação ao crime juvenil e de grupos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso