Sábado – Pense por si

José Sócrates garante que não pagou viagens que fez aos Emirados Árabes Unidos

SÁBADO
SÁBADO 12:19
As mais lidas

Antigo primeiro-ministro explica que foi convidado.

José Sócrates assegura que não pagou as viagens que fez em novembro aos Emirados Árabes Unidos. O antigo primeiro-ministro esclareceu numa nota enviada às redações no domingo à noite que viajou a convite de entidades que o convidaram "a título profissional" e que suportaram as despesas.

Sócrates assegura que não pagou as viagens que fez aos Emirados Árabes Unidos
Sócrates assegura que não pagou as viagens que fez aos Emirados Árabes Unidos FILIPE AMORIM/LUSA

O esclarecimento surge depois de o que as duas viagens terão tido um custo de quase 15 mil euros, quase metade da pensão vitalícia que o antigo governante recebe anualmente. 

"Já esclareci que as viagens foram feitas em períodos separados inferiores a cinco dias; vejo-me agora forçado a esclarecer que foram pagas pelas entidades que me convidaram a título profissional. E, tendo sido feitas a título profissional e não sendo eu uma personalidade política, não devo explicações a ninguém", referiu José Sócrates.

"Esta campanha negra dura há doze anos - e os seus autores acham que poderá durar mais doze. Dizem-me alguns que deveria procurar a proteção dos tribunais, mas como, se o Estado judiciário protege os agressores e despreza as garantias constitucionais dos cidadãos? Não vemos isso acontecer todos os dias debaixo dos nosso olhos? Direito à reserva da vida privada? Direito ao bom nome? Direito à reputação? Tudo isso parecem relíquias de um outro tempo, de um outro direto democrático, de uma outra justiça", condenou ainda Sócrates.

Recorde-se que o antigo primeiro-ministro, arguido na Operação Marquês, está sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, pelo que não pode ausentar-se do país ou da residência por mais de cinco dias sem comunicar ao tribunal.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!