Sábado – Pense por si

José Sócrates foi preso há 10 anos: os 10 momentos-chave do processo

Marco Alves
Marco Alves 21 de novembro de 2024 às 07:00

Cumpre-se hoje, 21 de novembro, uma década que o ex-primeiro ministro foi detido. Acusado de corrupção, ainda não foi julgado. Recordamos os 10 momentos mais importantes da Operação Marquês.

A 21 de novembro de 2014, pela primeira vez em Portugal um ex-primeiro ministro era detido pela polícia. Era o início público e mediático da Operação Marquês, o maior escândalo financeiro e político da democracia portuguesa, envolvendo um primeiro-ministro (Sócrates), o banco público (CGD), o "dono disto tudo" (Ricardo Salgado) e um peso-pesado da economia (a PT), além de ministros, empresários e administradores de renome (Manuel Pinho, Armando Vara, Henrique Granadeiro,Zeinal Bava e António Mexia, entre outros).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.