Sábado – Pense por si

O carrossel do Marquês: defesa de Sócrates já apresentou 134 recursos e incidentes

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 26 de março de 2025 às 23:00

Os três tribunais superiores listam, no total, 71 recursos, 24 reclamações e 23 pedidos de recusa de juízes no processo Marquês. Estimativa conservadora põe o custo da defesa de José Sócrates acima de 350 mil euros. Ex-primeiro-ministro recebe uma subvenção vitalícia de 2.372 euros.

Em novembro passado, em resposta a mais um incidente levantado pela defesa de José Sócrates na Operação Marquês, o trio de juízes desembargadores do Tribunal da Relação de Lisboa falou num “interminável carrossel de requerimentos/decisões/recursos”, com “o fim de conseguir um objetivo ilegal, entorpecer a ação da justiça ou protelar, sem fundamento sério, o trânsito em julgado da decisão final”. A paciência dos juízes chegou ao fim já depois de uma longa via-sacra. No contexto da Operação Marquês, a defesa de Sócrates gerou 134 recursos e outros incidentes, como reclamações ou pedidos de recusa de juízes, mostram os dados fornecidos à SÁBADO pelas três instâncias superiores: o Tribunal da Relação, o Supremo Tribunal de Justiça e o Tribunal Constitucional.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.