Sábado – Pense por si

Escolha a Sábado como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

José Luís Carneiro considera novo gestor do SIRESP um dos que mais sabe de comunicações

Lusa 13:53
As mais lidas

General do Exército Paulo Viegas Nunes vai regressar à liderança da empresa que gere a rede SIRESP.

O secretário-geral do PS considerou esta segunda-feira que o general do Exército Paulo Viegas Nunes, que vai regressar à liderança da empresa que gere a rede SIRESP, é um "servidor do Estado" e dos que mais sabe de comunicações.

José Luís Carneir, secretário-geral do PS
José Luís Carneir, secretário-geral do PS Rui Minderico/Lusa

"O senhor general Viegas Nunes é uma das personalidades que mais sabe, deve ser dos que mais sabe de comunicações no nosso país", disse José Luís Carneiro à margem de uma visita à Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, onde teve uma conversa com alunos.

O socialista salientou que Paulo Viegas Nunes, especialista em sistemas de informações, é um "servidor do Estado".

"Espero que não haja quem o queira prejudicar por ele ser um servidor do interesse público do Estado", reforçou.

O general do Exército Paulo Viegas Nunes vai regressar à liderança da empresa que gere a rede SIRESP, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI), na sexta-feira, avançando que ele foi eleito na assembleia geral da sociedade.

Nesse mesmo dia, o secretário-geral adjunto do MAI, António Pombeiro, pediu a demissão do cargo. O ministério, na resposta enviada à Lusa, referiu que este foi o segundo pedido de demissão, tendo o primeiro acontecido antes da nomeação de Paulo Viegas Nunes.

Contudo, no `email´ que António Pombeiro enviou a propósito do pedido da sua exoneração, citado pela CNN, apontou "graves irregularidades" na gestão do SIRESP durante a presidência do general do Exército.

"Se outras matérias há que sejam do conhecimento do Governo e da secretária-geral são matérias que, agora, competem ao novo ministro esclarecer e não a mim porque deixei de ser ministro há dois anos", sublinhou José Luís Carneiro.

O socialista destacou que, quando assumiu a liderança do MAI, o general cumpriu todas as missões que lhe foram confiadas.

"Eu sei as missões que lhe dei e as missões que ele cumpriu. A primeira missão foi garantir que um concurso público internacional chegava ao fim em condições de defender o interesse do Estado e o general Viegas Nunes conseguiu garantir que esse concurso chegasse ao fim, poupando ao Estado 11 milhões de euros por ano", especificou.

A segunda missão, igualmente cumprida, foi garantir a interoperabilidade das comunicações das regiões autónomas com o continente, assinalou.

"E a terceira missão, e esta eu sei que provoca alguma divergência com muitos outros entendimentos, foi garantir que o sistema de comunicações civis é capaz de interagir e de ter interoperabilidade com os sistemas de comunicações militares", acrescentou.

Além disso, o secretário-geral do PS apontou ainda que foi Paulo Viegas Nunes que garantiu que o sistema de comunicações de segurança do Estado funcionasse plenamente durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

"Há uma coisa que eu sei. Quando eu cheguei ao MAI havia uma, digamos, perturbação imensa e não havia sequer relação entre a secretária-geral e o SIRESP e conseguimos algo de muito importante que foi colocar o SIRESP e a secretária-geral a dialogarem para servir o interesse do Estado", ressalvou.

A empresa pública SIRESP S.A. estava sem liderança há dois anos, depois de Paulo Viegas Nunes ter deixado a presidência no final de março de 2024.

Artigos Relacionados