Sábado – Pense por si

Inspecção de Finanças suspeita de encobrir irregularidades na Cruz Vermelha

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 12 de dezembro de 2018 às 07:00

Principais alvos da investigação da Judiciária são o inspector-geral, Vítor Bráz, e a subinspector-geral, Isabel Silva. SÁBADO divulga conclusões do relatório da IGF que estão na origem do processo

Tudo terá começado no relatório 2016/1463 da Inspecção Geral de Finanças que investigou a conformidade das subvenções públicas à Cruz Vermelha, assim como o seu modelo de organização e funcionamento. No documento, a que a SÁBADO teve acesso, são elevadas várias irregularidades na instituição de utilidade pública, nos subsídios por ela recebidos e os inspectores chegaram mesmo a falar no "melindre" das relações entre a CVP e o Ministério da Defesa. Apesar das notas dos inspectores, o relatório não terá seguido o seu caminho normal, ficando no poder de Vítor Brás e Isabel Silva, inspector-geral de Finanças e subinspectora, respectivamente. Depois de uma série de denúncias, a Unidade Contra a Corrupção da Polícia Judiciária lançou, esta terça-feira, uma vasta operação de buscas, recolhendo vários documentos e ficheiros informáticos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?