As aeronaves "vão integrar o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais" logo a partir de sexta-feira, e permanecer em território nacional até 25 de agosto.
Portugal vai receber na sexta-feira dois aviões Canadair disponibilizados pela Grécia para reforçar o combate aos incêndios rurais até 25 de agosto, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna.
Apoio da Grécia a Portugal no combate aos incêndios rurais com aviões CanadairPEDRO SARMENTO COSTA/LUSA
As aeronaves, disponibilizadas ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, "serão operacionalizadas a partir da Base Aérea de Monte Real", no concelho de Leiria, "vão integrar o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais" logo a partir de sexta-feira, e permanecer em território nacional até 25 de agosto.
De acordo com a tutela, em 15 de agosto Portugal solicitou através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia o apoio de quatro Canadair para combater os fogos rurais, tendo a Suécia disponibilizado dois aviões Fire Boss e a França um helicóptero Super Puma, "acompanhado de uma equipa de cinco elementos".
As aeronaves suecas chegaram na segunda-feira e a francesa na quarta-feira, tendo todas começado a atuar no dia seguinte à aterragem em território nacional, segundo a informação que tem sido prestada nos últimos dias pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Os quatro aviões e um helicóptero acrescem aos dois Canadair que as autoridades portuguesas alugaram.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração da situação de alerta desde 2 de agosto.
Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Segundo dados oficiais provisórios, até 19 de agosto arderam mais de 201 mil hectares no país, mais do que a área ardida em todo o ano de 2024.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.