Dar vida novamente à paisagem
Nesta tragédia cada pessoa tem a sua história - sem saber o que fazer ou o que salvar, a ajudar alguém ou a ser ajudado e a ser liberto de perigo.
Nesta tragédia cada pessoa tem a sua história - sem saber o que fazer ou o que salvar, a ajudar alguém ou a ser ajudado e a ser liberto de perigo.
Espanha enviou ainda dois aviões Canadair para combater os fogos, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Duas aeronaves já partiram de Itália e vão chegar à base de Monte Real, sendo operadas a partir desta tarde por dois pilotos italianos.
O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, indicou que em causa estão os três incêndios que deflagraram entre domingo e hoje nos concelhos de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis,
"Estamos em condições de confirmar que houve efetivamente restrição aos acessos, por pedido expresso da Proteção Civil, que pretendia ter liberdade de atuação e garantia de perímetro de segurança, de forma a que a população residente pudesse retirar os seus bens, alimentar os seus animais e que os mais renitentes estivessem preparados para evacuação de emergência", adiantou a PSP.
Marco Lobato, vogal do conselho de administração do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, garantiu que não existem "nem focos de incêndio, nem pontos quentes".
De acordo com o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, existe ainda um dos flancos ativo, mais ou menos como na quinta-feira, sem grandes desenvolvimentos e de forma moderada.
Esta manhã, foi anunciado que os dois aviões Canadair de combate a incêndios pedidos pelo Governo português à UE, no âmbito da ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, chegam hoje à Madeira.
O combate às chamas, que lavram há oito dias, tem sido dificultado pelo vento, agora mais reduzido, e pelas temperaturas elevadas, mas não há registo de destruição de casas e infraestruturas essenciais.
Os doze aviões e um número não-especificado de helicópteros integrarão o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, criado em 2001 para prevenção, preparação e resposta a catástrofes.
Como o comando nacional da Proteção Civil reage, constrói a história dos incêndios e se prepara para tentar evitar os dramas do passado.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2023 foi apresentado com 34 meios aéreos para o período de 15 a 31 de maio. Porém, "estão garantidos 23 meios aéreos", segundo a Força Aérea.
Uma chusma de tacticistas políticos está a arruinar a democracia e a dar cabo do país. A farsa de ontem é a apoteose da fossanga pelo poder. Portugal que se lixe.
Mais de 1.500 operacionais estão envolvidos no combate ao fogo que teve início na Covilhã e se espalhou a mais três concelhos.
"A situação do incêndio mantém-se complicada e difícil. Neste momento, o incêndio desenvolve-se em quatro municípios", explicou o comandante Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo
GPIAAF vai agora debruçar-se sobre "os fatores organizacionais e procedimentos envolvidos na operação de combate aos incêndios, o envelope de voo e condicionantes locais, os fatores humanos referentes ao tripulante da aeronave acidentada e o funcionamento da aeronave incluindo a análise ao motor".