Vento dificulta combate às chamas que lavram perto do Hospital de Cascais e da aldeia do Cabreiro.
Mais de 400 operacionais, apoiados por 111 veículos e 14 meios aéreos combatem, esta terça-feira à tarde, um incêndio de grandes dimensões em Alcabideche, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa. Um bombeiro terá sofrido ferimentos ligeiros por inalação de fumos. Alocalidade de Zambujeiro teve de ser evacuada, estando a população a ser retirada da aldeia por militares da GNR e, de acordo com o Correio da Manhã,uma habitação na aldeia do Cabreiro terá sido consumida pelas chamas.
MANUEL DE ALMEIDA / LUSA
O alerta foi dado pelas 17:58H, na sequência de um incêndio florestal com duas frentes ativas na localidade de Zambujeiro - numa zona de serra - que lavrava perto de habitações e do Hospital de Cascais. Ainda assim, as autoridades garantem que até ao momento a instituição de saúde não corre perigo.
"De momento, do ponto de vista da Proteção Civil e do ponto de vista dos bombeiros, não há perigo nem recomendação para evacuação", disse à agência Lusa fonte do Hospital, perto das 19:00.
A circulação na Autoestrada 5 (A5) foi cortada nos dois sentidos entre os nós de Alvide e de Cascais, estando o trânsito a ser desviado para a Autoestrada 16 (A16).
A carregar o vídeo ...
Imagens de drone mostram dimensão do incêndio que deflagrou no Parque Natural de Sintra-Cascais
Também por questões de segurança e proximidade com o fogo, o Canil Municipal de Cascais deverá ser evacuado tendo de ser retirados cerca de 700 animais.
O vento forte tem sido uma das maiores preocupações dos bombeiros, o que leva a que as equipas no terreno estejam a avaliar de forma instantânea a necessidade do envio de mais meios.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.