NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Comandante dos bombeiros admite que o combate às chamas poderá ser dificultado nas próximas horas devido ao vento.
O número de operacionais acombater um incêndio no concelho de Cascais, que começou a deflagrar na tarde desta terça-feira, teve de ser aumentou depois dos meios aéreos diminuírem devido ao anoitecer. Segundo a Proteção Civil, às 21:00H, estavam a combater o incêndio 637 operacionais, apoiados por 169 veículos e um meio aéreo.
O vereador Nuno Piteira Lopes deu ainda conta de que tiveram de ser retirados cerca de 880 animais da Associação São Francisco de Assis e de outro canil junto à 3.ª Circular de Cascais, devido à proximidade das chamas, estando os mesmos a ser transferidos para o campo de futebol do Zambujeiro.
A operação para a retirada dos cães e gatos foi feita com o apoio da população, de várias associações e da organização IRA - Intervenção e Resgate Animal, tendo todos os animais ficado em segurança.
O incêndio florestal que lavra desde esta tarde no concelho de Cascais não causou até às 19:30 danos em habitações, nem estava a colocar em risco o hospital concelhio, segundo um balanço feito pelo comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa. Hugo Santos, adiantou que o incêndio levou à retirada de várias pessoas de habitações, "por precaução".
A GNR indicou por seu lado que foi evacuada a aldeia de Zambujeiro. O fogo tem lavrado na serra, mas em direção à malha urbana mais densa. O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa indicou ainda que um bombeiro sofreu ferimentos ligeiros por inalação de fumos.
Relativamente às vias interrompidas, foi cortada a circulação na Autoestrada 5 (A5) e feitos alguns "cortes pontuais" nos caminhos circundantes. Fonte da GNR tinha já indicado à Lusa que a A5 foi cortada entre os nós de Alvide e Cascais, nos dois sentidos.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.