"Estive a viver debaixo de uma pedra nestes dias, tenho de saber o que está a acontecer no mundo", explicou a ativista sueca, nas declarações aos jornalistas depois de ter chegado a Lisboa.
A jovem ambientalista Greta Thunberg vai passar uns dias em Lisboa para descansar. A notícia foi dada pela própria nas declarações prestadas após a chegada a Lisboa, desmentindo as informações que indicavam que partiria já na noite desta terça-feira para Madrid, onde participara na Cimeira das Nações Unidas sobre o Clima.
"Estive a viver debaixo de uma pedra nestes dias, tenho de saber o que está a acontecer no mundo", explicou a ativista sueca. "Vou ficar em Lisboa alguns dias, tenho estado isolada, preciso de descansar, de me organizar para saber o que se passa e depois irei para Madrid", revelou. Na sexta-feira, Greta participará na grande manifestação pelo clima marcada para a capital espanhola. O Natal será passado na Suécia, com a família, mas a jovem não revelou como será feita a viagem.
Depois de participar numa cimeira em Nova Iorque, a jovem ativista deveria ter viajado para o Chile, para a COP25, mas à última hora o governo chileno renunciou à organização do encontro devido à instabilidade social no país, tendo Madrid assumido a sua organização. Por esse motivo a jovem sueca embarcou em 13 de novembro, de regresso à Europa, no catamarã La Vagabonde, como forma de evitar os aviões e a sua forte carga poluente.
No entanto, na conferência de imprensa em Lisboa, admitiu que é impossível que o seu exemplo seja seguido por todos. "Não estou a viajar assim para que todos o façam. Estou a viajar assim como símbolo", declarou.
Greta Thunberg fica mais dias em Lisboa para descansar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.