Sábado – Pense por si

EXCLUSIVO: Luís Filipe Vieira investigado por fraude fiscal e lavagem de dinheiro

António José Vilela
António José Vilela 06 de fevereiro de 2020 às 11:05

Além de Pinto da Costa e do FC Porto, o Benfica, Braga, Estoril, Guimarães, Marítimo e Portimonense estão a ser investigados. Os processos tiveram fortes obstáculos, mas estão a chegar à fase decisiva.

As investigações nos processos do futebol cruzam agora clubes e transferências de atletas. No Benfica visam-se clubes estrangeiros e empresas de intermediação por causa de jogadores como, por exemplo, André Carrillo, Pizzi, Jiménez, Júlio César, Ola John e Jonas. ASÁBADOsabe que o clube eLuís Filipe Vieirasão dois dos alvos privilegiados da investigação. No Braga, os agentes do fisco já recolheram indícios importantes de negócios cruzados com o Marítimo. Em 2017, Dyego Sousa (hoje noBenfica), Fransérgio e Raúl Silva assinaram pelo Braga, que anunciou ter pago 1,250 milhões de euros ao Marítimo por 75% do passe de Fransérgio e mais 296 mil euros por igual percentagem de Dyego Sousa, que estava em fim de contrato com o clube insular – António Salvador revelou que, apesar da situação contratual do jogador, preferiu negociar o avançado com Carlos Pereira, presidente do Marítimo, com quem ainda viria a fechar, mais tarde, a contratação de Raúl Silva. Em 2018, o Braga também contratou o central Pablo Santos, tudo transferências que estão a ser vistas à lupa pelos investigadores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.