Sábado – Pense por si

Europeias: PAN faz queixa à ERC por debate televisivo não ter intérprete de língua gestual

02 de maio de 2019 às 22:56
As mais lidas

Em causa está o debate que se realizou na quarta-feira na estação de televisão SIC, na qual estiveram presentes candidatos de cinco partidos - PS, PSD, CDS, BE e PDR - e de uma coligação (CDU).

OPAN - Pessoas-Animais_Naturezaapresentou, esta quinta-feira, uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) pela ausência de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa no debate televisivo sobre as eleições europeias, por considerar que a comunidade surda foi discriminada.

"Todos os cidadãos e cidadãs, sem exceção, têm o direito à informação para que se sintam esclarecidos de forma cabal, a fim de tomarem decisões conscientes. Os debates televisivos têm um papel bastante importante neste caminho informativo, pelo que apelamos à inclusão da comunidade surda por parte das estações televisivas", afirma Francisco Guerreiro, cabeça-de-lista do PAN às eleições europeias, em comunicado enviado para a agênciaLusa.

Em causa está o debate que se realizou na quarta-feira na estação de televisão SIC, na qual estiveram presentes candidatos de cinco partidos - PS, PSD, CDS, BE e PDR - e de uma coligação (CDU).

Sem a presença de qualquer intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), Pedro Marques (PS), Paulo Rangel (PSD), Nuno Melo (CDS-PP), Marisa Matias (BE), Marinho e Pinto(PDR) e João Ferreira (CDU) participaram no primeiro debate para as europeias.

Para o PAN, esta situação é "um ato discriminatório face à comunidade surda em Portugal" e, por isso, pede à ERC que analise a situação e tome as medidas necessárias.

"O cidadão surdo precisa de estar informado quanto às intenções e programas de campanha dos partidos políticos tanto como qualquer outro cidadão, caso contrário estamos perante uma situação geradora de discriminação em razão da deficiência proibida e punida pela Lei", refere a denúncia enviada para a Entidade Reguladora para a ERC.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.