Sábado – Pense por si

Europeias: PAN faz queixa à ERC por debate televisivo não ter intérprete de língua gestual

Em causa está o debate que se realizou na quarta-feira na estação de televisão SIC, na qual estiveram presentes candidatos de cinco partidos - PS, PSD, CDS, BE e PDR - e de uma coligação (CDU).

OPAN - Pessoas-Animais_Naturezaapresentou, esta quinta-feira, uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) pela ausência de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa no debate televisivo sobre as eleições europeias, por considerar que a comunidade surda foi discriminada.

"Todos os cidadãos e cidadãs, sem exceção, têm o direito à informação para que se sintam esclarecidos de forma cabal, a fim de tomarem decisões conscientes. Os debates televisivos têm um papel bastante importante neste caminho informativo, pelo que apelamos à inclusão da comunidade surda por parte das estações televisivas", afirma Francisco Guerreiro, cabeça-de-lista do PAN às eleições europeias, em comunicado enviado para a agênciaLusa.

Em causa está o debate que se realizou na quarta-feira na estação de televisão SIC, na qual estiveram presentes candidatos de cinco partidos - PS, PSD, CDS, BE e PDR - e de uma coligação (CDU).

Sem a presença de qualquer intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), Pedro Marques (PS), Paulo Rangel (PSD), Nuno Melo (CDS-PP), Marisa Matias (BE), Marinho e Pinto(PDR) e João Ferreira (CDU) participaram no primeiro debate para as europeias.

Para o PAN, esta situação é "um ato discriminatório face à comunidade surda em Portugal" e, por isso, pede à ERC que analise a situação e tome as medidas necessárias.

"O cidadão surdo precisa de estar informado quanto às intenções e programas de campanha dos partidos políticos tanto como qualquer outro cidadão, caso contrário estamos perante uma situação geradora de discriminação em razão da deficiência proibida e punida pela Lei", refere a denúncia enviada para a Entidade Reguladora para a ERC.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.