Sábado – Pense por si

Europeias: Candidato do PAN quer Comissão Europeia a investir em santuários de animais

O candidato do PAN reivindicou a "uniformização de alguns padrões otimização de alguns recursos", nomeadamente, "em centros de recolha de animais para que depois haja políticas europeias de adoção responsável e de esterilização".

O cabeça de lista do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), às eleições Europeias, Francisco Guerreiro, defendeu esta sexta-feira, no Porto, o apoio da Comissão Europeia à criação de santuários de animais e de modelos de transição de experimentação animal.

Em declarações à Lusa, após reunir-se com o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, o candidato do PAN reivindicou a "uniformização de alguns padrões otimização de alguns recursos", nomeadamente, "em centros de recolha de animais para que depois haja políticas europeias de adoção responsável e de esterilização".

Reclamando a "urgência de transição para modelos de santuários de animais", Francisco Guerreiro alertou para a necessidade de um "investimento da Comissão Europeia", numa vontade "acompanhada pelos movimentos cívicos e pelas pessoas que hoje também percebem não haver necessidade de existirem jardins zoológicos".

A "alocação de fundos europeus porque muitas vezes os estados não conseguem comportar este investimento" é a solução apontada pelo candidato que da conversa com o reitor deu conta da "necessidade de haver um reforço das dotações orçamentais da União Europeia para modelos de transição de experimentação animal e da mobilidade de estudantes e professores e do programa Erasmus +".

O dia do candidato termina com um debate na Queima das Fitas, em que o PAN vai colocar o acento tónico na "mobilidade juvenil no seio da União Europeia, a importância de votar e de participar na construção europeia e também nas alterações climáticas", disse Francisco Guerreiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).