Porta-voz do movimento disse que polícia entrou na faculdade por volta das 22h00 e "algumas pessoas foram obrigadas a sair e oito pessoas foram detidas". PSP não comenta.
Representantes do protesto estudantil na Faculdade de Psicologia da Universidade disseram esta sexta-feira que oito pessoas foram detidas pela PSP. A PSP deslocou-se ao estabelecimento durante a noite e tentou dispersar manifestantes, mostram vídeos.
No Telegram, a organização Fim ao Fóssil explicava que a polícia foi chamada para retirar os estudantes que estavam desde terça feira a ocupar a faculdade de psicologia. "A polícia está neste momento no interior da Faculdade e diz que irá deter quem se mantiver no protesto. A ordem terá sido dada pela direção da faculdade, que teria garantido aos estudantes que não chamaria a polícia", refere o comunicado.
Catarina Bio, porta-voz do movimento de protesto pelo cessar-fogo em Gaza, disse que a polícia entrou na faculdade por volta das 22h00 e "algumas pessoas foram obrigadas a sair e oito pessoas foram detidas, algemadas e levadas pela polícia".
Vídeos partilhados no canal de Telegram mostram os polícias a empurrarem estudantes com bastões.
A carregar o vídeo ...
PSP na faculdade em Lisboa onde decorre protesto estudantil
Na quarta-feira, uma porta-voz da ocupação tinha referido que o protesto prosseguia com quase o dobro das tendas (15) face ao dia anterior.
Movimentos de estudantes universitários e do ensino secundário portugueses, incluindo a Greve Climática Estudantil e os Estudantes pela Justiça na Palestina, convocaram a ocupação, associando-se a um protesto estudantil que se iniciou nos campus norte-americanos e já se estendeu a universidades de várias cidades europeias, do Canadá, México e até Austrália, a exigir o fim da ofensiva israelita na Faixa de Gaza.
Na terça-feira, as direções do Instituto de Educação e da Faculdade de Psicologia, que funcionam no mesmo edifício, referiram que as atividades académicas decorreram com normalidade, apesar do protesto estudantil.
O conflito em curso na Faixa de Gaza foi desencadeado pelo ataque do grupo islamita Hamas em solo israelita de 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.
Desde então, Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que provocou quase 35.000 mortos, segundo o Hamas, que governa o pequeno enclave palestiniano desde 2007.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.