Sábado – Pense por si

Embaixador suspenso por assédio. "Já percebi que gostas de mexer na ponta"

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 21 de julho de 2023 às 20:00

Diplomata foi suspenso por assédio a estagiárias e por trabalhar sob efeito de álcool. António Carvalho defendeu-se com “choque geracional”.

O antigo embaixador de Portugal no Qatar, António Alves Carvalho, foi suspenso por 60 dias depois de ter sido considerado culpado de assédio laboral a duas estagiárias. De acordo com o relatório final do processo disciplinar que levou à aplicação da pena, a que a SÁBADO teve acesso, ficou provado que o diplomata compareceu na embaixada sob o efeito de álcool, obrigou as funcionárias a estarem na representação fora do horário normal de trabalho, gritou com elas, tocou-lhes de forma imprópria e dirigiu-lhes piadas sexistas como “pronto, já percebi que gostas muito de mexer na ponta”. A decisão foi homologada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho em maio de 2022, mas só agora os contornos são totalmente conhecidos depois de a SÁBADO ter tido acesso ao relatório do processo disciplinar, conduzido pela Inspeção-Geral Diplomática e Consular (IGDC), que levou à aplicação da pena de suspensão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.