Sábado – Pense por si

E se uma lei cortasse os fossos salariais entre chefias e funcionários?

Tiago Neto
Tiago Neto 08 de fevereiro de 2023 às 20:00

Proposta de lei apresentada esta quarta-feira, 8, pelo Livre pretende "reduzir assimetrias entre trabalhadores". Economistas não veem vantagens a longo prazo e apontam falhas.

Em Portugal, "basta uma semana de trabalho de um gestor para ganhar tanto como um trabalhador médio num ano inteiro". É esta uma das justificações apresentadas pelo Livre na apresentação do projeto de lei nr. 500/XV/1.ª,que visa a criação de um valor convencional de referência para os rácios salariais nas empresas, com vista a reduzir os fossos entre remunerações médias de funcionários e as de chefias. O projeto ainda só tem o parecer da Região Autónoma da Madeira, mas o plano é que a discussão possa chegar brevemente ao Parlamento. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.