Marcelo Rebelo de Sousa assinou o decreto que marca a data das presidenciais do próximo ano.
O Presidente da República assinou, esta quinta-feira, o decreto que marca as eleições presidenciais para 18 de janeiro de 2026. O anúncio foi publicado na página da Presidência.
Marcelo Rebelo de Sousa evita comentar declarações de VenturaLuís Manuel Neves/Correio da Manhã
O decreto com a data das eleições presidenciais segue agora para publicação em Diário da República. Além desta data pode ainda ser determinada uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados, caso nenhum consiga uma maioria a 18 de janeiro. Esta segunda volta acontece 21 dias depois da primeira volta, o que dará 8 de fevereiro.
Só por uma ocasião houve duas voltas nas presidenciais. Aconteceu em 1986, quando Mário Soares defrontou Freitas do Amaral. O socialista acabaria eleito e cumpriu dois mandatos, algo que todos os outros candidatos seguintes também cumpriram.
Marcelo Rebelo de Sousa cumpre o seu segundo e último mandato, havendo até ao momento 26 pré-candidatos assumidos ao mais alto cargo nacional. Além dos oito principais que vão participar nos debates frente a frente - Henrique Gouveia e Melo, Marques Mendes, António José Seguro, André Ventura, Cotrim de Figueiredo, António Filipe, Catarina Martins e Jorge Pinto - juntam-se nomes como José Cardoso, Joana Amaral Dias, Vitorino Silva e André Pestana.
Os candidatos têm de reunir 7.500 assinaturas e a sua candidatura oficial tem de ser entregue até 30 dias antes da data das eleições no Tribunal Constitucional.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há necessidade de mais literacia e capacidade de auto-regulação, para que os indivíduos sejam capazes de utilizar determinadas ferramentas. Mas também precisamos de regulação das plataformas.
O alegadamente firme almirante arrisca passar por quem acredita nos milagres do spin doctoring. Só que no fim, ficamos como no início: afinal o que é que pensa mesmo Gouveia e Melo?
Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.