Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam esta quarta-feira de manhã tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Hospital Amadora-Sintra continua sob pressãoDR
De acordo com a informação consultada pela agência Lusa, cerca das 08:00 de hoje, 34 doentes a quem foi atribuída a pulseira amarela (urgente) no Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) tinham de aguardar 14 horas e 45 minuto para uma primeira observação.
Havia ainda 16 doentes pouco urgentes (pulseira verde) a aguardar, depois da triagem, 16 horas e três minutos para serem vistos por um médico.
No Hospital Santa Maria, em Lisboa, 12 doentes urgentes enfrentavam um tempo de espera de seis horas e 43 minutos para a primeira observação.
Já os dois doentes considerados muito urgentes (pulseira laranja) tinham de aguardar seis horas e seis minutos.
No Hospital São José, também em Lisboa, a espera era menor, com os três doentes urgentes a enfrentarem apenas 56 minutos de espera.
Já no Hospital Garcia de Orta, em Almada, a espera para os 46 doentes urgentes ultrapassava as nove horas.
No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, o portal do SNS indicava que, pelas 08:000, 34 doentes urgentes aguardavam nove horas e 55 minutos para primeira observação. Não havia doentes com pulseira laranja à espera.
Por comparação, a Norte, no Hospital São João, no Porto, os 19 doentes com pulseira amarela aguardavam três horas e 20 minutos.
Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (pulseira laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto os casos urgentes (amarela) são de 60 minutos e os pouco urgentes (verdes) de 120 minutos.
As autoridades de saúde apelam aos utentes para que, antes de se dirigirem à urgência hospitalar, contactem telefonicamente o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS24 (808242424), de modo a evitarem deslocações desnecessárias às urgências.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.