Sábado – Pense por si

Descarrilamento do Elevador da Glória causa 15 mortos

As mais lidas

O elevador que liga os Restauradores ao Príncipe Real, em Lisboa, descarrilou esta quarta-feira. Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas.

Um descarrilamento do Elevador da Glória, na Baixa de Lisboa, provocou na tarde desta quarta-feira quinze mortos e cerca de 20 feridos. 

Descarrilamento do Elevador da Glória em Lisboa causa mortos e feridos
Descarrilamento do Elevador da Glória em Lisboa causa mortos e feridos Sérgio Lemos/Medialivre

A caixa do elevador terá caído de uma grande altura e deixado pessoas encarceradas. Contactada pela Lusa, a diretora da Proteção Civil, Margarida Castro Martins, disse que há, pelo menos, 20 feridos, dos quais dois em estado crítico, cinco ligeiros e vários encarcerados.

INEM, elementos do Regime de Sapadores Bombeiros de Lisboa e PSP já estão no local. No local estão 56 operacionais e 19 veículos, segundo a Proteção Civil.

Margarida Castro Martins adiantou que as causas do acidente poderão estar relacionadas com "cabos e com a forma de funcionamento dos elétricos porque eles funcionam de forma compensada". "Parece ser uma situação que poderá afetar alguma gravidade", afirmou.

O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

A carregar o vídeo ...

O Hospital de São José já recebeu sete feridos do descarrilamento do elevador, cinco dos quais em estado grave, adiantou à Lusa a Unidade Local de Saúde. Segundo a mesma fonte, estes feridos foram encaminhados para a urgência geral polivalente do hospital. Outros três feridos foram encaminhados para o hospital de Santa Maria, que não adiantou a sua gravidade.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, falou num "dia trágico" para Lisboa na sequência do acidente. "Infelizmente, é gravíssimo. É um acidente que não deveria ter acontecido", , não revelando o número de vítimas mortais. 

"É um dia muito duro para todos nós", disse o autarca, que deixou os seus sentimentos às famílias das vítimas mortais. "Lisboa está de luto, é um momento trágico para a nossa cidade", acrescentou o presidente da Câmara que elogiou ainda a resposta rápida dos Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!