Sábado – Pense por si

Covid-19: Tudo o que tem de saber sobre a vacinação de recuperados

Diogo Camilo
Diogo Camilo 07 de maio de 2021 às 20:12

Vacinação daqueles que estiveram infetados há mais de seis meses começa quando estiverem vacinados os maiores de 60 anos. Ministério da Saúde não sabe quantas pessoas estão nesta fase, mas estarão aptas 65 mil pessoas com mais de 60 anos que foram infetadas até novembro de 2020. Vacina da Johnson é de fase única, mas também será administrada a recuperados que só recebem uma dose.

As pessoas recuperadas da covid-19 há mais de seis meses vão passar a integrar a segunda fase de vacinação, que começou em abril, e começarão a ser inoculadas a partir do fim de maio, quando terminar a vacinação de maiores de 60 anos. Seis meses antes dessa data, Portugal registava quase 300 mil casos, pessoas que vão estar aptas para receber uma dose da vacina a partir de junho. Mas como é que esta vacinação vai funcionar? Pessoas que já estiveram infetadas vão passar à frente na fila de quem nunca esteve exposto ao vírus? 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.