São muito poucos os agrupamentos de escolas de Évora onde ainda não se registaram casos, garante o Sindicato dos Professores da Zona Sul.
O Sindicato dos Professores da Zona Sul defendeu hoje a necessidade de realização de testes para detetar o novo coronavírus SARS-CoV-2 nas escolas do distrito de Évora, nas quais "se têm vindo a registar casos de covid-19".
"Desde o início do ano letivo que se têm vindo a registar casos de covid-19 nos Agrupamentos de Escolas do distrito de Évora, sendo hoje muito poucos os agrupamentos onde ainda não se registaram casos", argumentou o Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), em comunicado enviado hoje à agência Lusa.
Segundo a estrutura distrital de Évora deste sindicato, "têm que ser garantidas todas as medidas para que o ensino continue a ser, por norma, presencial" e "o que gera confiança e tranquilidade não é o encobrimento, mas sim a transparência", pelo que "as escolas não podem ser um mundo à parte do que se passa na saúde".
"O SPZS reafirma a necessidade de testes nas escolas do distrito de Évora para travar o contágio", pode ler-se no comunicado.
A divulgação, em cada escola e jardim-de-infância e junto da comunidade educativa, da "existência de casos, sempre que surjam, e quais os procedimentos adotados" ou o "reforço das verbas destinadas à aquisição de materiais de higienização, limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPI)" foram algumas das medidas reclamadas pelo sindicato, nesta nota à imprensa.
O SPZS exigiu também a "obrigação da realização de testes a todas as pessoas que contactaram com a pessoa infetada, nomeadamente quem com ela partilhou espaço fechado na escola", como "sala de aula, refeitório, espaço desportivo, sala TIC ou qualquer outro",
O "reforço de assistentes operacionais" e "de docentes", uma vez que, "a cada dia aumenta o número de alunos que têm que permanecer em casa e as escolas não têm recursos que garantam o seu acompanhamento à distância", foi também uma reivindicação da estrutura sindical.
"Ficar infetado com 'covid' é um risco que todos corremos e a obrigação de cada um, se tal acontecer, é fazer tudo para proteger os outros", sustentou.
Portugal contabiliza pelo menos 2.213 mortos associados à covid-19 em 103.736 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Covid-19: Sindicato dos Professores reclama testes nas escolas de Évora
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.