NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Vice-presidente social-democrata participou nas Festas Nicolinas de Guimarães.
O PCP e o PSD trocaram hoje 'farpas' sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia de covid-19 no congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães, nas quais participou um vice-presidente social-democrata.
Numa declaração política no plenário da Assembleia da República, o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, defendeu a opção do partido em realizar o seu XXI Congresso Nacional durante o estado de emergência - no último fim de semana, em Loures - "num tempo que para alguns deveria ser de confinamento dos direitos e até da sua liquidação em definitivo", salientando que foram cumpridas todas as regras.
No entanto, o vice-presidente da bancada do PSD Carlos Peixoto insistiu em criticar a realização da reunião magna do PCP, dizendo que num fim de semana em que "a maioria dos portugueses estavam obrigados a estar dentro de casa" e não podiam atravessar concelhos, os comunistas "andavam em roda viva".
"Quanto ao congresso, mais do mesmo, o mesmo líder, a mesma ideologia, os mesmos preconceitos, um partido rendido ao PS na Assembleia da República e no país", criticou, dizendo que socialistas e comunistas são "quase almas gémeas".
Na resposta, João Oliveira disse que, perante estas críticas, ficou "na expectativa" de saber o que o partido irá fazer em relação ao seu vice-presidente André Coelho Lima, que participou em Guimarães no passado fim de semana "num ajuntamento sem quaisquer regras sanitárias", por ocasião das Festas Nicolinas da cidade.
André Coelho Lima é vice-presidente de Rui Rio, membro da direção do partido que tanto criticou os comunistas por realizarem a Festa do Avante e o Congresso. Mas, no dia em que o PCP realizava o seu Congresso em Loures - apesar das críticas da direita -, cumprindo todas as regras sanitárias, Coelho Lima estava no meio de uma multidão que furou todas as recomendações para evitar o contágio com covid-19.
André Coelho Lima é vice-presidente de Rui Rio, membro da direção do partido que tanto criticou os comunistas por realizarem a Festa do Avante e o Congresso. Mas, no dia em que o PCP realizava o seu Congresso em Loures - apesar das críticas da direita -, cumprindo todas as regras sanitárias, Coelho Lima estava no meio de uma multidão que furou todas as recomendações para evitar o contágio com covid-19.
"Se as propostas do PCP tivessem acolhimento, aquela realização de Guimarães teria tido condições de segurança sanitária, sem que fosse posta em causa a saúde pública", assegurou.
Pelo PS, o vice-presidente da bancada João Paulo Correia saudou a realização do Congresso do PCP, que disse ter sido acompanhado pelos socialistas "de forma atenta e interessada", até pela sua realização logo a seguir à viabilização do Orçamento do Estado para 2021, com a abstenção dos comunistas.
"Metade dos orçamentos desta legislatura estão cumpridos, coloca-se o grande desafio de continuar a cumprir esta ponte de diálogo", afirmou.
Na resposta, João Oliveira assegurou, tal como PCP fez no seu Congresso, que o partido "não deixará de contribuir e contar para soluções" que sejam positivas para o país.
"Mas não deixará de bater-se por objetivos mais avançados, que constituem uma verdadeira política alternativa, patriótica e de esquerda", afirmou.
Na sua declaração política inicial, João Oliveira tinha defendido que "Portugal tem futuro", mas "com uma alternativa política aos governos de PS, PSD e CDS".
No final do debate, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, fez questão de se associar à saudação do congresso do PCP "e em especial" à reeleição de Jerónimo de Sousa como secretário-geral dos comunistas.
"Deputado desde 1975, desde a Assembleia Constituinte, é sempre um orgulho vê-lo em altos cargos no seu partido", afirmou, numa declaração aplaudida por deputados da bancada do PS.
Covid-19: PCP e PSD trocam "farpas" sobre cumprimento de regras no Congresso e em Guimarães
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.