O primeiro-ministro manteve cinco ministras do anterior Governo e chamou mais quatro para o seu novo executivo.
Mariana Vieira da Silva, Elvira Fortunato, Ana Catarina Mendes, Catarina Sarmento e Castro, Maria Carreiras, Ana Godinho, Marta Temido, Ana Abrunhosa e Maria do Céu Antunes são as mulheres que vão estar no Governo paritário de António Costa. Num executivo com 18 nomes (incluindo o primeiro-ministro), nove são mulheres e nove são homens.
Mariana Vieira da SilvaLusa
O primeiro-ministro escolheu Mariana Vieira da Silva como o seu número dois. A ministra da Presidência subiu na hierarquia do executivo. Como ministra da Presidência, terá três secretários de Estado, dois deles dedicados aos setores do Planeamento e da Administração Pública. No executivo que em breve cessa funções, as áreas do Planeamento e da Administração Pública estavam autonomizadas em ministérios. É apontada como uma das potenciais sucessoras de António Costa na liderança do PS.
Já Elvira Fortunato é a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. E é uma respeita cientista nacional e foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa 2020. Elvira Fortunato, 57 anos, é vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, professora catedrática e investigadora. Sucede a Manuel Heitor na pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Vem substituir Manuel Heitor e é uma mulher fora do aparelho do Partido Socialista.
A atual líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, vai ser ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares. Cabeça de lista por Setúbal nas últimas eleições legislativas, Ana Catarina Mendes assumiu as funções de presidente do Grupo Parlamentar do PS em outubro de 2019, o início da XIV Legislatura. É outra possível herdeira da liderança socialista.
Catarina Sarmento e Castro é a nova ministra da Justiça, substituindo Francisca Van Dunem. Ex-juíza do Tribunal Constitucional, é docente da Faculdade de Direito de Coimbra desde 1994, sendo, atualmente, professora auxiliar. Catarina Sarmento e Castro "tem exercido, ao longo dos anos, atividade de docência nas licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos organizados na sua e noutras universidades, nas áreas de Direito constitucional, Direito administrativo e Direito administrativo da polícia, Direito das novas tecnologias, incluindo Administração eletrónica, e proteção de dados pessoais", informa o Governo.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.