Sábado – Pense por si

Como Sócrates travou o pacote anticorrupção de Cravinho

Margarida Davim
Margarida Davim 29 de abril de 2021 às 08:00

Uma "asneira". Era assim que o primeiro-ministro José Sócrates se referia às propostas do deputado João Cravinho, que Constança Urbano de Sousa acusa de ter "a memória afetada" e que é defendido por Francisco Louçã e Helena Roseta.

É preciso recuar a 26 de janeiro de 2007 para recordar a posição do PS, então com maioria absoluta, sobre as propostas do deputado socialista João Cravinho para combater a corrupção. Recuperar a memória desse dia é trazer de volta a forma como o primeiro-ministro José Sócrates se defendeu do coro de críticas ao travão a fundo em reformas que propunham, entre outras coisas, a criação do crime de enriquecimento injustificado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.