Balsemão em 88 histórias
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Cresceu com os avós, tratou a mãe com esquizofrenia, foi a Praga a meio de uma revolução, candidatou-se a líder do PS, sarou feridas internas, sobreviveu a um cancro, é maçon e recomenda. Diz que a alguns no PS faz falta saberem o que são questões de vida ou de morte. Não são as da política
A Câmara de Loures iniciou na segunda-feira uma operação de demolição de 64 habitações precárias no Talude Militar, onde vivem 161 pessoas, entre as quais crianças e idosos.
Marcha arrancou pelas 16h15, com palavras de ordem como "Abril exige casa para viver", "casa é para morar, não é para especular" e "baixem as rendas, subam os salários".
Diploma já está em vigor, mas PSD aceitou fazer alterações ao mesmo. Especialistas dividem-se sobre riscos associados à lei.
Várias associações alertaram para os efeitos prejudiciais na Natureza da lei e mesmo associações que tinham sido ouvidas reforçam que o diploma deve ser revisitado.
Nas alterações sistemáticas e no incumprimento dos planos diretores municipais estão as relações explosivas dos autarcas e de alguns partidos com os empreiteiros. É aqui que se libertam terrenos classificados como reserva agrícola ou natural.
Os portugueses, nas primeiras sondagens, já atribuíram 20% das intenções de voto a Gouveia e Melo. Se o País fosse ao divã, tinha muito por onde pegar. Há material de introspeção para os próximos 900 anos.
Os governantes e líderes dos maiores partidos visitam os bairros com mais exclusão antes de eleições, notam as associações de moradores ouvidas pela SÁBADO. Para o Presidente da República ir é crucial, até porque “o ritmo da mudança não para de aumentar, desafiando estruturas públicas preparadas para a realidade de há 30, 20 ou 10 anos”.
Um estava no Semanário, outro era um primeiro-ministro tão minoritário – “uma insuficiência terrível” – como o de 2024. O Presidente releu o texto e diz que a situação é “muito diferente” da de hoje.
O que deu à Aliança Democrática original tanto sucesso que ainda hoje a restauram? Quem a viveu explica: muita química e algum Hondt.
Com uma dotação de 10 milhões de euros, este projeto lançado em plena pandemia afetou a vida de 145 mil pessoas. E há uma vontade de que se torne "permanente".
Conheceram-se na jota, aprenderam os jogos de bastidores políticos e hoje são os protagonistas de um megaprocesso de corrupção partidária.
A folha de salário mensal sai mais cara que a do presidente da câmara (que tem direito a 4.035 euros). Moedas só ganha vantagem porque tem direito a ajudas de custo e recebe 14 vezes. Há dezenas destes contratados de alto custo a apoiar a vereação (sem pelouros), a Assembleia Municipal – e até o próprio Moedas. E só acontece em Lisboa.
A Assembleia Municipal de Lisboa é um mundo de comissões, plenários e respetivas senhas de presença. A este ritmo acabará o mandato com mais de mil reuniões.
Foi a pergunta que fizemos a dezenas de socialistas, depois de o próprio António Costa ter assumido: “Sócrates aldrabou-nos” – no plural, ao PS. Fê-lo na biografia de Mário Soares, de Joaquim Vieira, que a SÁBADO distribuiu. Entre as respostas socialistas há sins, nãos e ainda um gigantesco tabu.