
Pacotes anticorrupção? Já vamos no sétimo
As medidas anticorrupção anunciadas pelo Governo são o terceiro pacote nesta área em cinco anos. Não há avaliação do que foi feito.
As medidas anticorrupção anunciadas pelo Governo são o terceiro pacote nesta área em cinco anos. Não há avaliação do que foi feito.
A arbitragem é um negócio bastante lucrativo e que vive da experiência acumulada do árbitro, bem como o reconhecimento da sua capacidade na resolução de conflitos.
Conheceu Lacerda Machado em Macau, foi advogado do primeiro-ministro na ação contra o ex-governador do Banco de Portugal e de Luís Filipe Vieira e assessor para Jorge Sampaio na Presidência.
O advogado detido esta terça-feira, 7, no âmbito da investigação aos negócios do hidrogénio e do lítio é padrinho de casamento de António Costa e o trunfo do primeiro-ministro nas negociações difíceis.
O psiquiatra volta à escrita: desta vez sobre casais estáveis, como ele e a mulher, Maria José. Só que na ficção do seu livro há infidelidades das duas partes – mas são superadas. O autor defende a teoria da vinculação. Recebe-nos no escritório de casa onde escreveu o enredo que chega às livrarias no dia 10.
Ex-ministra e atual deputada do PS, que em 2020 procurou alterar a "lei do retorno" dos descendentes de judeus sefarditas, aponta o dedo a figuras como Manuel Alegre e Maria de Belém e insiste que, na altura, alertou para a 'comercialização' da nacionalidade portuguesa.
Um meteu-se na política quando ainda dava erros de português e nunca mais saiu. Gosta de negociações e de puzzles, políticos e dos outros. O professor que lhe deu 17 viria a achá-lo um otimista irritante. O outro é teimoso, bem-humorado e um otimista. Ceder para agradar não é o seu estilo. Hoje as eleições jogam-se entre estes dois homens.
O atual e os dois antigos Presidentes da República juntaram-se em "Era uma vez Jorge Sampaio", que reúne testemunhos de 250 personalidades da vida pública portuguesa, da política, diplomacia, cultura ou desporto, de direita e de esquerda.
Tinha o hábito de atribuir alcunhas. Ao líder do PCP chamou Doutor ABC, sigla de Álvaro Barreirinhas Cunhal. Rebelde na universidade, cometeu um erro de que se arrependeu até ao fim da vida: ficou em casa no 25 de Abril.
Defendeu presos políticos como o comunista Domingos Abrantes. Spínola considerou-o um perigoso esquerdista e o embaixador dos EUA Carlucci descreveu-o como “fala-barato”. Enfureceu várias vezes Soares e avançou para a câmara de Lisboa quando ninguém no PS queria.
A mulher, filhos, camaradas de partido e amigos de uma vida foram sempre uma parte essencial no processo de decisão do Presidente da República. Mas as decisões eram tomadas sozinho.
Ao longo de 81 anos, Jorge Sampaio deixou-se influenciar pelas mais diversas figuras de Xanana a Martin Luther King. Mas também houve quem não se tivesse rendido aos seus encantos como Santana Lopes, com quem sempre teve uma relação difícil.
Defenderam acusados da Operação Marquês, representaram Isabel dos Santos e atuaram no caso de Pedrógão Grande. Conheça os advogados que defendem os arguidos na operação Cartão Vermelho.
Magalhães e Silva admitiu numa entrevista a José Rodrigues dos Santos que apoiava os azuis e brancos, tendo chegado a ser sócio do clube.
Uma "asneira". Era assim que o primeiro-ministro José Sócrates se referia às propostas do deputado João Cravinho, que Constança Urbano de Sousa acusa de ter "a memória afetada" e que é defendido por Francisco Louçã e Helena Roseta.
Candidata presidencial considerou que "o sistema dos megaprocessos serve uma verdadeira estratégia de trabalhar para a prescrição dos crimes e frustrar a administração da justiça".