Sábado – Pense por si

Chega elege ex-PNR e ponderou colocar líder da Reconquista nas listas autárquicas

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 21 de outubro de 2025 às 23:00

As listas autárquicas acolheram elementos de extrema-direita vindos do Ergue-te/PNR e do movimento Reconquista, entre outros. Afonso Gonçalves, líder do Reconquista, foi sugerido para Lisboa e falou com ministro-sombra de Ventura.

No Hotel Marriott, em Lisboa, na noite eleitoral do Chega, esperavam-se os resultados autárquicos. Enquanto se serviam canapés e vinho no foyer da sala, um grupo de rapazes na casa dos 20 anos discutia sobre “a necessidade (ou não) de proteger a própria raça”. “Diz-me uma coisa boa que tenha sido feita por africanos”, ouviu-se no circulo alargado. Uns contrapuseram, outros reforçaram a ideia. “As nações têm de se guiar pela preservação da raça. E a Europa tem de zelar pelo interesses dos verdadeiros europeus, os de sangue.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.