Centro de Orientação de Doentes Urgentes passou por perturbações entre as 9h30 e as 12 horas. Segundo o INEM, todas as chamadas estão a ser atendidas.
O CODU, centro de atendimento do INEM, esteve em baixo entre as 9h30 e as 12 horas, devido a constrangimentos no sistema informático. "Não afetou o atendimento, a triagem nem o acionamento de meios de emergência", adianta o INEM em comunicado. Entretanto, a situação foi resolvida.
"O INEM reforçou de imediato o número de trabalhadores no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para garantir que nenhuma situação ficasse por atender", indica fonte oficial.
A situação ocorre depois dos problemas no atendimento dos pedidos de socorro, a 4 de novembro.
Essas falhas no atendimento estão alegadamente associadas à morte de 11 pessoas. Esta situação já motivou a abertura de sete inquéritos no Ministério Público, um dos quais já arquivado. Há ainda um inquérito em curso da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).
Em comunicado anterior, durante os problemas no sistema informático, o INEM afirmou que "o atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro estão a funcionar" e que "neste momento não existem chamadas em espera".
"O INEM recorda a importância de uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência – 112, que deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa. Para outras situações, os cidadãos devem contactar o SNS24 através do número 808 24 24 24", termina a nota.
Notícia atualizada às 14h17 com a resolução dos constrangimentos.
DR
O CODU, centro de atendimento do INEM, esteve em baixo entre as 9h30 e as 12 horas, devido a constrangimentos no sistema informático. "Não afetou o atendimento, a triagem nem o acionamento de meios de emergência", adianta o INEM em comunicado. Entretanto, a situação foi resolvida.
"O INEM reforçou de imediato o número de trabalhadores no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para garantir que nenhuma situação ficasse por atender", indica fonte oficial.
A situação ocorre depois dos problemas no atendimento dos pedidos de socorro, a 4 de novembro.
Essas falhas no atendimento estão alegadamente associadas à morte de 11 pessoas. Esta situação já motivou a abertura de sete inquéritos no Ministério Público, um dos quais já arquivado. Há ainda um inquérito em curso da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).
Em comunicado anterior, durante os problemas no sistema informático, o INEM afirmou que "o atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro estão a funcionar" e que "neste momento não existem chamadas em espera".
"O INEM recorda a importância de uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência – 112, que deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa. Para outras situações, os cidadãos devem contactar o SNS24 através do número 808 24 24 24", termina a nota.
Notícia atualizada às 14h17 com a resolução dos constrangimentos.
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