Sábado – Pense por si

Bombeiros em protesto dirigem-se à CML para entregar carta

03 de dezembro de 2018 às 16:59
As mais lidas

Carta tem como objectivo sensibilizar o presidente da Câmara de Lisboa para o problema relacionado com as propostas do Governo para o estatuto profissional e o regime de aposentação.

Os bombeiros profissionais que estavam esta segunda-feira concentrados, desde as 14:30, na Praça do Comércio, deslocaram-se para a Câmara Municipal de Lisboa, onde vão entregar uma carta ao presidente do município, Fernando Medina.

Segundo os sindicatos organizadores do protesto, a carta tem como objectivo sensibilizar o presidente da Câmara de Lisboa para o problema relacionado com as propostas do Governo para o estatuto profissional e o regime de aposentação.

Os dirigentes dos sindicatos apelaram para a calma enquanto forem entregar a carta.

Antes, os bombeiros profissionais derrubaram as grades de segurança no meio da Praça do Comércio e deslocaram-se para junto da porta do Ministério da Administração Interna (MAI).

Ao som de sirenes e a gritar "Deixa arder", os bombeiros foram travados junto à porta do Ministério da Administração Interna por outros bombeiros e por policias.

Este momento de tensão aconteceu quando uma delegação dos sindicatos tinha ido entregar ao MAI uma resolução aprovada durante a concentração.

A presença policial foi, entretanto, reforçada junto ao Ministério da Administração Interna.

Centenas de bombeiros profissionais estão hoje a protestar na Praça do Comércio, em Lisboa, contra as propostas do Governo que regulam o estatuto e o regime de aposentações da classe.

A concentração foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a que se juntam a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.