Sábado – Pense por si

Assembleia de Penacova quer isenção de IMI para imóveis afectados

18 de dezembro de 2017 às 12:46
As mais lidas

"A devastação foi terrível e à maior perda de todas - cinco vidas humanas - juntou-se uma devastação material sem paralelo", defende deputado.

A Assembleia Municipal de Penacova (AMP) defende, por proposta do PS, que o executivo deve aplicar a isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aos imóveis danificados pelo incêndio de Outubro, foi hoje anunciado.

Na mais recente reunião ordinária da AMP, "em nome de toda a bancada do PS", o presidente da mesa, Pedro Coimbra, apresentou uma proposta, aprovada por unanimidade, para que a Câmara, presidida por Humberto Oliveira, do PS, "estude e apresente ao órgão deliberativo uma proposta de isenção de IMI" para aqueles edifícios.

"A devastação foi terrível e à maior perda de todas -- cinco vidas humanas -- juntou-se uma devastação material sem paralelo com prejuízos de muitos milhões de euros", afirma o também deputado Pedro Coimbra, a propósito dos incêndios que assolaram a região Centro, nos dias 15 e 16 de Outubro.

Citado numa nota divulgada pela assessoria de imprensa do município de Penacova, no distrito de Coimbra, o autarca recorda que, no concelho, "houve empresas que ficaram em escombros e famílias que perderam tudo, ficando apenas com a roupa do corpo".

Na sua opinião, a isenção de IMI nestes casos constitui "uma medida da mais elementar justiça", devendo o executivo "diligenciar no sentido de o assunto ser apreciado, votado e aprovado" na próxima reunião da Assembleia, no início de 2018.

A nota recorda ser competência deste órgão, por proposta da Câmara Municipal, "deliberar sobre matéria de impostos" no concelho.

Em finais de Novembro, a Assembleia da República, com votos contra do PS, BE, PCP, PEV e PAN, rejeitou em plenário uma proposta do PSD para ser aplicada uma isenção de IMI às casas afectadas pelos incêndios deste ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.