Sábado – Pense por si

As conversas secretas dos poderosos

António José Vilela
António José Vilela 13 de março de 2019 às 07:08

Uma investigação do Ministério Público guarda há sete anos um gigantesco arquivo de informações confidenciais. Chama-se processo “Monte Branco” e tem escutas de Ricardo Salgado, Miguel Sousa Tavares, Miguel Relvas, entre outros.

Referidos apenas como os telefones fixos e móveis dos alvos 49232M, 2H952M e 2M464, isso não permite perceber a identidade dos visados, mas os longos relatórios assinados pelo inspector tributário Paulo Silva esclarecem quase de imediato que se trata das comunicações dos então banqueiros do BESRicardo SalgadoeJosé Maria Ricciardie ainda do luso-angolano Fernando Teles, o homem-forte do Banco Internacional de Crédito (desde 2017, Eurobic) que em 2012 comprou ao Estado português o Banco Português de Negócios (BPN).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.