NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A ARS de Lisboa e Vale do Tejo diz que cabem às forças de segurança verificarem se o parecer emitido para a realização do casamento é cumprido. Autarca considera que o evento vai colocar a população do concelho "em risco".
A ARS de Lisboa e Vale do Tejo esclareceu hoje que compete às forças de segurança verificar se o parecer emitido pela autoridade de saúde para a realização de um casamento com 200 pessoas em Arruda dos Vinhos é cumprido.
O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, André Rijo, criticou na sexta-feira a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento "com cerca de 200 pessoas", considerando que vai colocar a população do concelho "em risco".
Numa resposta escrita à agência Lusa, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) afirma que "a autoridade de saúde do Estuário do Tejo emitiu um parecer aquando da marcação do casamento - prévio ao estado de calamidade" que implica o cumprimento de "vários pressuposto da parte dos participantes" como por exemplo o distanciamento social, a higienização das mãos e uso de máscara.
"Face aos pressupostos entretanto definidos no estado de calamidade, entende a autoridade de saúde que compete às entidades fiscalizadoras do cumprimento da lei (forças de segurança) verificar esse mesmo cumprimento", afirma a ARSLVT, esclarecendo que "as autoridades de saúde não possuem poderes de fiscalização".
Através de um vídeo divulgado na página da autarquia na rede social Facebook, André Rijo disse que a Câmara Municipal soube, "ao final da manhã de hoje [na sexta-feira], da realização de um casamento com cerca de 200 convidados", durante este fim de semana.
O autarca acrescentou que o casamento é de "uma família do Norte" de Portugal. Esta região contabilizou mais 1.516 infeções pelo novo coronavírus, do total de 2.899 registadas em todo o país nas últimas 24 horas, uma tendência verificada na última semana.
"Este é um evento que nos surpreende, porque, efetivamente, estranhámos que a autoridade de saúde - ao contrário daquilo que aconteceu no caso do Curt’Arruda [Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos], que tivemos de cancelar à última da hora -, neste caso, desde o dia 09 de outubro emitiu um parecer favorável à realização deste casamento", prosseguiu o edil.
André Rijo adiantou que a autoridade de saúde foi na sexta-feira confrontada sobre "esta incoerência e este erro".
Contudo, a mesma autoridade "reiterou o parecer e disse que não ia mexer" nas diretrizes.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou em 14 de outubro, juntamente com a elevação do nível de alerta para situação de calamidade em todo o país, para mitigar a propagação da pandemia, que eventos como, por exemplo, casamentos marcados a partir desse dia estavam limitados a um máximo de 50 participantes.
As regras de distanciamento físico e a utilização de equipamentos de proteção individual também é obrigatória.
O parecer da autoridade de saúde em relação ao casamento em questão antecede as medidas anunciadas na última semana.
Visivelmente descontente com a resposta da autoridade sanitária, André Rijo explicitou que "isto é um motivo de grande preocupação" e vai "colocar a população do concelho de Arruda em risco".
Por essa razão, o autarca disse que tem "o dever" de pedir aos arrudenses para evitarem circular pelas áreas da igreja matriz e do Casal da Gineta, para que o casamento "não venha a resultar num potencial foco" de contágio.
ARS: Forças de segurança devem fiscalizar casamento com 200 pessoas em Arruda dos Vinhos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.