Sábado – Pense por si

Alto cargo europeu? Só cá dentro se dá António Costa como certo lá fora

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 08 de julho de 2023 às 18:00

O primeiro-ministro português tem hipótese de chegar a um cargo de topo na Europa, mas, a um ano de distância e com muitas variáveis em jogo, quem conhece a “bolha de Bruxelas” diz que é muito cedo para qualquer certeza.

António Costa fica no Governo ou vai para Bruxelas? A questão já fez correr muita tinta nos media em Portugal e levou inclusivamente o Presidente da República a garantir que convoca eleições se Costa sair prematuramente para um cargo europeu. No mês passado, a especulação ganhou mais gás, depois de o Público citar uma fonte sénior europeia que dá como certa a nomeação do primeiro-ministro português para a presidência do Conselho Europeu. Mas terá António Costa um futuro garantido nessa ou noutra posição? As certezas debatidas em Portugal contrastam com a prudência de quem está na “bolha de Bruxelas” – António Costa tem hipóteses, mas muita coisa pode ainda acontecer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro