Montenegro faz visita a Kiev com "significado especial" e traz afeto além de apoio
Luís Montenegro chegou à estação ferroviária de Kiev pouco tempo depois das 8:00.
Luís Montenegro chegou à estação ferroviária de Kiev pouco tempo depois das 8:00.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, anunciou, esta sexta-feira, que os chefes de Estado e de Governo da União Europeia chegaram a acordo para conceder um pacote de apoio de 90 mil milhões de euros à Ucrânia, para os próximos dois anos.
O líder russo comentava a decisão da UE de optar pela emissão de dívida para financiar a Ucrânia em 90 mil milhões de euros em 2026 e 2027, em vez de usar os ativos da Rússia congelados.
O Mercosul é constituído pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
São esperados mais de 12 mil agricultores dos diferentes Estados-membros. Confederação de Agricultores Portugueses também vai estar no protesto.
Acordo está a ser negociado há 25 anos e o primeiro-ministro considera que é "crucial" para o bloco comunitário.
União Europeia terá de decidir se fará um empréstimo assente em bens da Rússia congelados ou uma emissão de dívida conjunta, que não é apoiada por todos e exige unanimidade.
A cimeira europeia começa esta quinta-feira e pode prolongar-se por vários dias até que seja tomada uma decisão.
O tema será discutido pelos líderes da UE na cimeira que arranca na quinta-feira, num encontro de alto nível que é visto como decisivo, já que a Ucrânia fica sem financiamento disponível na próxima primavera.
Dez países europeus e líderes da União Europeia propuseram liderar uma "força multinacional" e fornecer apoio ao exército ucraniano.
Esta força seria "composta por contribuições de nações voluntárias e apoiada pelos Estados Unidos".
Os ministros dos Negócios Estrangeiros discutem esta segunda-feira a proposta de apoio à Ucrânia para os próximos dois anos, para tentar desbloqueá-la a tempo da reunião de líderes da União Europeia (UE), no final da semana.
António Costa, apontou que “na reunião de outubro, os líderes da UE comprometeram-se a manter os ativos russos imobilizados até que a Rússia ponha fim à sua guerra de agressão contra a Ucrânia e compense os danos causados” e que hoje a União “cumpre esse compromisso”.
O PGR lamentou que esteja "na ordem do dia criticar o procurador-geral e o Ministério Público".
António Costa promove apoio o financeiro à Ucrânia numa carta enviada aos chefes de Governo e de Estado da UE, em antecipação de cimeira europeia.
Está previsto o presidente da Ucrânia ir também a Londres, pelo que o encontro na Bélgica será pela hora do jantar.