Sábado – Pense por si

Agente da PSP acusado de matar Odair Moniz começa hoje a ser julgado em Sintra

Além de eventuais declarações do arguido, de 28 anos, está agendado para hoje o depoimento de cinco testemunhas.

O Tribunal Central Criminal de Sintra começa esta quarta-feira a julgar o agente da PSP acusado de ter matado a tiro o cidadão cabo-verdiano Odair Moniz, na Cova da Moura, Amadora em 21 de outubro de 2024.

Julgamento do agente da PSP, acusado de matar Odair Moniz, começa em Sintra
Julgamento do agente da PSP, acusado de matar Odair Moniz, começa em Sintra DR

O julgamento tem início marcado para as 09h15 e, além de eventuais declarações do arguido, de 28 anos, está agendado para hoje o depoimento de cinco testemunhas.

A acusação do Ministério Público descreve que Odair Moniz, de 43 anos e residente no Bairro do Zambujal (Amadora), foi atingindo com dois tiros - um primeiro na zona do tórax, disparado a entre 20 e 50 centímetros de distância; e um segundo na zona da virilha, disparado a entre 75 centímetros e um metro de distância.

De acordo com o despacho, datado de 29 de janeiro de 2025, o incidente aconteceu depois de o cidadão ter tentado fugir à PSP e resistido à detenção, não se tendo verificado qualquer ameaça com recurso a arma branca.

O polícia que hoje começa a ser julgado está acusado de homicídio e incorre numa pena de oito a 16 anos de prisão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.