Sábado – Pense por si

Advogados dizem que escutas mostram que "não havia nada" contra António Costa

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 03 de dezembro de 2025 às 13:34
As mais lidas

Defesa do antigo primeiro-ministro reagiu à investigação da SÁBADO.

Os advogados de António Costa criticaram, esta quarta-feira, o Ministério Público, afirmando que as escutas r que nunca houve suspeitas claras sobre o antigo primeiro-ministro na 'Operação Influencer'.

António Costa, presidente do Conselho Europeu
António Costa, presidente do Conselho Europeu

Recordando o comunicado da Procuradoria-geral da República, de 7 de novembro de 2023, no qual foi revelada a existência de uma investigação contra António Costa (o que motivou o seu pedido de demissão), os advogados João Lima Clunny e Diogo Serrano referem que, após a divulgação das escutas, já naquela data não havia "nada, mas rigorosamente nada a respeito" do então primeiro-ministro. “O Ministério Público tem a obrigação de clarificar o que andou efetivamente a fazer e demonstrar publicamente que nunca deixou de cumprir as exigências da Lei”, escreveram os defensores. 

No comunicado, enviado às redações, sublinham as posições que o antigo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Piçarra, tomou no processo, concluindo que "pode ser interessante escutar os membros do Governo sobre a ação política, mas longe vão os tempos em que escutar para saber o que os outros pensam era uma prática com que tínhamos de viver", o que parece ser uma clara referência às escutas telefónicas da PIDE, a polícia política do Estado Novo.

João Lima Cluny e Diogo Serrano questionam ainda o Ministério Público por que motive continua a guardar as escutas com António Costa e se há outras que ainda constam do processo, mas não foram transcritas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome