Secções
Entrar

PSD leva transportes públicos ao debate quinzenal

04 de abril de 2019 às 07:51

Partido liderado por Rui Rio abre debate quinzenal e confronta Costa com questões económicas e sociais.

O PSD escolheu as "questões políticas, económicas e sociais" para abrir o debate quinzenal com o primeiro-ministro no parlamento, esta quinta-feira, numa discussão em que o tema dos transportes públicos deverá também ser abordado.

Depois dos sociais-democratas, caberá à bancada do PS inquirir o líder do executivo, o socialista António Costa, tendo indicado como temas para o debate as "questões económicas e sociais".

As perguntas do BE deverão incidir sobre "políticas de saúde e políticas sociais, economia e relações internacionais", enquanto o grupo parlamentar do CDS-PP deverá abordar questões relativas às "políticas económicas, sociais e de soberania".

Quatro dias depois de ter entrado em vigor o passe único na Área Metropolitana de Lisboa, o PCP foi o único grupo parlamentar a colocar "os transportes públicos" entre os temas indicados para o debate quinzenal.

O novo passe Navegante Metropolitano custa no máximo 40 euros mensais por utente e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa, medida integrada no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos.

No último debate quinzenal na Assembleia da República, em 19 de março, o PSD acusou o Governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto e sem aumentar os transportes, com o primeiro-ministro a responder que os sociais-democratas são simplesmente contra esta prioridade.

Além dos transportes públicas, os comunistas deverão ainda questionar o primeiro-ministro sobre o "investimento público" e a "tributação sobre o grande capital".

O PEV indicou como temas as "questões ambientais, sociais e económicas", enquanto o PAN irá falar sobre "prevenção de incêndios florestais e preservação de espécies protegidas".

No último debate quinzenal, coube a António Costa a intervenção inicial, dizendo que Portugal está "melhor preparado para lidar com uma conjuntura externa menos favorável", num momento em que se levantam "receios sobre o ritmo de crescimento da economia portuguesa".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela