Presidentes discutiram sanções contra a Rússia e falaram de um acordo de drones entre ambos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta terça-feira que teve uma conversa "produtiva" com o homólogo norte-americano, Donald Trump. Segundo Zelensky, foi tema de diálogo o fim da guerra.
Zelensky e Trump discutem sanções à Rússia e acordo de dronesAP Photo/ Mystyslav Chernov, File
O presidente Trump está totalmente informado dos ataques russos contra Kiev e outras cidades e comunidades", escreveu Zelensky na sua rede social X ao referir-se aos ataques russos com recurso a drones e mísseis que se têm intensificado contra a Ucrânia.
Ambos os presidentes falaram também sobre as sanções contra a Rússia. "Falámos, claro, sobre sanções contra a Rússia. A sua economia continua em declínio, e é exatamente por isso que Moscovo está tão sensível a essa perspetiva e à determinação do presidente Trump. Isso pode mudar muita coisa", continuou Zelensky.
Ao mesmo tempo, discutiram um acordo de drones entre os EUA e a Ucrânia. "Também discutimos a nossa cooperação bilateral em defesa com os Estados Unidos. O rascunho do acordo sobre drones já foi preparado pelo lado ucraniano e estamos prontos para discuti-lo em detalhes e concluí-lo. Este é um dos acordos mais fortes que poderíamos ter."
E acrescentou: "Discutimos decisões europeias conjuntas que podem ajudar na nossa defesa. Já temos compromissos com a Holanda, Suécia, Noruega e Dinamarca – mais de um milhão de dólares para armas americanas que a Ucrânia receberá. Obrigado! Esta cooperação com os países da NATO continuará."
Na mesma nota, Zelensky aproveitou por agradecer o apoio de Trump. "Estamos gratos [a Donald Trump] por todos os esforços em prol de uma paz justa e duradoura. É realmente essencial pôr fim às mortes o mais rápido possível."
Esta conversa ocorre, assim, na véspera do enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, viajar para Moscovo para se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, e antes do prazo estipulado por Trump para que Putin coloque um fim à guerra, que termina a 8 de agosto. Caso Moscovo não ceda à pressão, os EUA irão aumentar as sanções não só contra a Rússia, como também contra os seus parceiros comerciais, em especial contra a China e a Índia - visto que são grandes fornecedores de petróleo.
Zelensky teve uma conversa "produtiva" com Donald Trump
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.