Sábado – Pense por si

O Presidente ucraniano foi entrevistado pela americana CNN e pela Reuters na cave de um edifício do centro de Kiev, onde estará há vários dias. Visivelmente stressado e cansado, Volodymir Zelensky disse que não via a família há três dias e que passava o tempo a "trabalhar e a dormir".

Foi a partir deste bunker que o líder ucraniano apelou ao fim dos ataques russos. "É preciso falar primeiro. Todos têm que parar de lutar para voltarmos ao ponto onde estávamos há cinco, seus dias". Só assim, acrescentou, o Kremlin "estará pronto para a paz". Mais: "Se não estão prontos, estamos só a perder tempo."

Numa rara entrevista, Zelensky apelou a que Joe Biden dê uma resposta forte e "útil" à invasão russa e disse que, enquanto os ataques de Moscovo continuarem, não poderá haver grandes progressos nas negociações entre a Ucrânia e a Rússia. "A Ucrânia é o centro da Europa e agora acho que a Europa vê a Ucrânia como algo especial para o mundo", acrescentou. "É por isso que o mundo não pode perder a Ucrânia". 

A carregar o vídeo ...