Sábado – Pense por si

Vanuatu atingido por forte sismo

Leonor Riso
Leonor Riso 08 de janeiro de 2023 às 14:15
As mais lidas

País insular sentiu um terramoto de 7.2 na escala de Richter, que vai até dez.

Um sismo de magnitude 7.2 na escala de Richter (que vai até dez) fez-se sentir em Vanuatu, um país insular na Oceânia.

REUTERS/Edgar Su

Segundo a agência Reuters, o epicentro foi a 40 quilómetros da cidade de Port-Olry, a uma profundidade de dez quilómetros.

Foi emitido um alerta de tsunami. "As ondas tsunami que podem chegar a 0,3 ou 1 metro acima do nível das águas são possíveis em algumas zonas costeiras de Vanuatu", indicou o centro de alerta de tsunamis do Pacífico.

Port Olry fica numa ilha que não aquela onde se situa a capital, Porto Vila. Aqui, vivem cerca de 51 mil pessoas.

Em 2015, a capital sofreu grande destruição devido à passagem do ciclone Pam.

Tópicos vanuatu sismo
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres