NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O debate terá início às duas da manhã, hora de Lisboa, e está prevista uma duração de 90 minutos.
Donald Trump e Kamala Harris vão encontrar-se para o seu primeiro e, tendo em conta o que está planeado, último debate antes das eleições norte-americanas, a 5 de novembro.
REUTERS/Marco Bello, Jeenah Moon/File Photo
A 21 de julho o atual presidente Joe Biden anunciou que se iria retirar da corrida à Casa Branca uma vez que, após o seu debate com Trump, o nível de ceticismo relativo às suas capacidades estava a aumentar dentro do próprio Partido Democrata. Depois disso a atual vice-presidente tornou-se a cara da campanha, sem grande oposição, e no Congresso do partido ficou claro que seria a próxima candidata à Casa Branca.
Passado pouco mais de um mês de campanha tem o primeiro encontro com Donald Trump. O debate, organizado pela ABC News vai decorrer esta noite às 21 horas locais (02h00 em Lisboa) no National Constitution Center de Filadélfia e terá transmissão na Disney+, no entanto até ao momento ainda não é possível verificar na aplicação se Portugal vai ter acesso a essa transmissão em direto.
As equipas dos dois candidatos discutiram durante semanas o formato do debate, sendo que a questão dos microfones foi a que originou maior discórdia. Kamala Harris queria que os dois microfones estivessem sempre ligados enquanto a equipa de Trump queria que apenas estivesse ligado o microfone do interveniente que está a responder às questões dos jornalistas, tal como aconteceu no último debate entre Trump e Biden.
A campanha de Harris acabou por ceder, mas enviou uma carta à ABC News onde deixou claro o seu desagrado: "A vice-presidente Harris, uma ex-procuradora, será fundamentalmente prejudicada por esse formato, que servirá para proteger Donald Trump de trocas diretas com a vice-presidente. Suspeitamos que essa seja a principal razão para a insistência da sua campanha em ter microfones desligados". Ainda assim a equipa da democrata cedeu pois considerou que existia um "risco de Donald Trump não participar no debate de todo".
As campanhas, tanto de Kamala Harris quanto de Donald Trump, têm sido marcadas por ataques pessoais entre os candidatos, o The New York Times fez uma análise ao que cada candidato disse sobre o outro nas redes sociais através da qual conseguiram caracterizar as ofensas de Trump como mais frequentes (três vezes por dia) e mais pessoais, sendo que as ofensas de Kamala estão mais relacionadas com o trabalho feito por Trump enquanto presidente ou relativos aos seus problemas legais.
Entre os insultos que Trump mais vezes direciona a Kamala encontram-se acusações de que é uma "mentirosa", "louca", "incompetente", "marxista" ou "radical de esquerda". É esperado que estas, e outras, acusações marquem o debate desta madrugada.
Harris e Trump estão também impedidos de fazerem questões diretas um ao outro. Não vão existir declarações iniciais e cada um dos candidatos terá dois minutos para a sua declaração final. Terão também dois minutos para responder às perguntas dos moderadores, dois minutos para refutações e um minuto extra para esclarecimentos. No total, o debate terá uma duração de 90 minutos.
Os candidatos estão proibidos de levar notas escritas, no entanto podem ter um caderno e uma caneta para tirarem apontamentos. O frente a frente vai ser moderado por David Muir e Linsey Davis, dois jornalistas e pivôs bastante conhecidos dentro do universo da ABC News.
Outro fator importante é que o National Constitution Center se localiza no estado da Pensilvânia, um dos sete estados considerados determinantes para a eleição de qualquer presidente americano, uma vez que conta com 19 votos eleitorais e é um dos estados que normalmente alterna entre candidatos. As últimas sondagens apontam para um empate técnico.
Também já foi feito um sorteio com uma moeda para determinar qual a posição dos dois candidatos e a ordem das declarações finais. Donald Trump ganhou o sorteio pelo que decidiu que seria o último a fazer a declaração final enquanto Kamala Harris escolheu ficar do lado esquerdo do palco.
Atualmente existe apenas mais um debate agendado antes das eleições norte-americanas de 5 de novembro e deverá pôr frente-a-frente os candidatos à vice-presidência: o democrata Tim Walz e o republicano JD Vance. Este encontro está marcado para 1 de outubro em Nova Iorque. No entanto, está também a ser discutida a possibilidade de existir mais um encontro entre os candidatos à presidência e ambos já se mostraram disponíveis.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.