Sábado – Pense por si

Trump diz ser "o oposto" da descrição de Woodward

05 de setembro de 2018 às 16:29
As mais lidas

O Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou esta quarta-feira, em mensagem no Twitter, o novo livro do jornalista Bob Woodward, ao considerar ser "exactamente o oposto" da descrição que lhe é atribuída.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou esta quarta-feira, em mensagem no Twitter, o novo livro do jornalista Bob Woodward, ao considerar ser "exactamente o oposto" da descrição que lhe é atribuída.

Na sua conta pessoal do Twitter, o Presidente norte-americano denuncia o livro "Fear: Trump in the White House" [Medo: Trump na Casa Branca] e no qual se refere que o seu chefe de gabinete John Kelly o definiu como um "idiota". O livro diz ainda que assessores presidenciais retiraram diversos documentos sensíveis da sua secretária para evitar que tomasse decisões precipitadas.

A Casa Branca referiu que o perfil de Trump inserido no livro de Bob Woodward é falso, e acusou antigos funcionários da Casa Branca que ficaram descontentes por terem sido despromovidos ou afastados dos cargos.

Jornalista de investigação de 75 anos, Bob Woodward revelou no início da década de 1970 com o seu colega Carl Bernstein, nas páginas do Washington Post, o escândalo Watergate que implicou a demissão do presidente Richard Nixon (1969-1974).

"É uma vergonha qual alguém possa escrever um artigo ou um livro, com histórias totalmente inventadas para fornecer a imagem de uma pessoa que é literalmente o oposto da realidade, e que a divulgue sem qualquer consequência", escreveu Trump no Twitter.

E acrescentou: "Não sabem porque motivo os políticos de Washington não alteram as leis sobre difamação?".

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse à cadeia televisiva Fox News que ainda não falou com Trump sobre um possível processo por difamação.

O novo livro de Woodward descreve uma Casa Branca repleta de assessores alarmados e frustrados que tentam conter diariamente os impulsos mais extremos de um errático Presidente.

O livro "Medo: Trump na Casa Branca", nas bancas a partir de 11 de Setembro, abalou Washington e suscitou uma enérgica resposta do Presidente, que definiu a obra de "repugnante".

"Não é mais que outro mau livro. [Woodward] teve muitos problemas de credibilidade", tinha já considerado Trump na terça-feira em entrevista ao conservador The Daily Caller.

O veterano jornalista explicou que o seu livro se baseia em entrevistas e testemunhos de diversos membros da equipa da Casa Branca, que falaram sob a condição de anonimato.

Um dos principais temas foi a suposta incompetência de Trump para abordar as crises internacionais. Woodward também assegura que o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, também definiu Trump como um "desequilibrado" em pelo menos uma ocasião.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.