Sábado – Pense por si

Trump diz que Israel aceitou cessar-fogo de 60 dias em Gaza

Diogo Barreto
Diogo Barreto 01 de julho de 2025 às 23:58
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

O presidente dos EUA deixou um aviso para o Hamas de que a situação na Faixa de Gaza só irá piorar se não aceitarem esse acordo.

O presidente norte-americano diz que Israel aceitou um cessar-fogo de 60 dias em Gaza, através de uma publicação na sua rede social, a Truth Social.

Markus Schreiber/ AP

O presidente dos Estados Unidos deixou ainda um aviso ao Hamas: a situação no território só irá piorar se não aceitarem esse acordo.

"Os meus representantes tiveram hoje uma longa e produtiva reunião com os israelitas sobre Gaza. Israel concordou com as condições necessárias para finalizar o cessar-fogo de 60 dias, período durante o qual trabalharemos com todas as partes para pôr fim à guerra", começou por escrever o líder norte-americano na sua publicação. 

"Espero, para o bem do Médio Oriente, que o Hamas aceite este acordo, porque a situação não vai melhorar – só vai piorar", rematou, usando apenas letras maiúsculas no final da publicação.

Este cessar-fogo tem vindo a ser anunciado há duas semanas. Em meados de junho o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, teve uma conversa telefónica com o presidente israelita que garantiu que "Israel está pronto a aceitar as propostas dos mediadores americanos, egípcios e do Qatar para um cessar-fogo com o Hamas".

A guerra com o Hamas dura há 20 meses e resultou na morte de dezenas de milhares de palestinianos na Faixa de Gaza. 

Artigos Relacionados
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.