O magnata declarou que deixa o seu trabalho temporário na Casa Branca, como responsável pelo corte de gastos do Governo, mas continuará a aconselhar o chefe de Estado, que descreveu como um amigo.
O presidente norte-americano, Donald Trump, realizou esta sexta-feira um ato oficial para assinalar a saída do magnata da tecnologia Elon Musk do seu cargo no Governo, classificando-o como "um dos maiores e mais inovadores líderes empresariais que o mundo produziu".
"Ele ofereceu-se para pôr o seu grande talento ao serviço do nosso país, e nós agradecemos isso. E só quero dizer que Elon trabalhou incansavelmente, ajudando a liderar o programa de reforma governamental mais radical e de maior alcance em gerações", declarou Trump na Sala Oval da Casa Branca, numa aparição pública conjunta com Musk, que dirigiu o polémico Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
O presidente dos Estados Unidos saudou a missão do patrão da Tesla e da SpaceX de reduzir a despesa pública, afirmando que o homem mais rico do mundo desencadeou uma "mudança colossal" e condenando os "revoltantes ataques, as calúnias e as mentiras" que, segundo ele, foram dirigidos a Elon Musk.
Por sua vez, o magnata declarou que deixa o seu trabalho temporário na Casa Branca, como responsável pelo corte de gastos do Governo, mas continuará a aconselhar o chefe de Estado, que descreveu como um amigo. "Continuarei a visitá-lo e a ser um amigo e conselheiro do presidente. Estou ansioso por voltar a estar nesta sala incrível", afirmou, na conferência de imprensa na Sala Oval, ao lado de Trump.
O homem mais rico do mundo explicou que está a deixar o Governo, porque o seu contrato temporário de 130 dias está a terminar, mas sublinhou que "isto não é o fim do DOGE", o departamento que criou para "emagrecer" a administração federal, cortando programas financiados pelo Estado em todos os setores, da ajuda humanitária ao ensino superior, e despedindo funcionários públicos.
"A equipa do DOGE vai tornar-se mais forte com o tempo. A influência do DOGE continuará a crescer. É como uma espécie de budismo. É como um modo de vida", declarou.
O CEO da Tesla e da SpaceX afirmou que o trabalho do gabinete que liderou até agora atingiu 160 mil milhões de dólares (140 mil milhões de euros) de poupanças para o país e estimou que em breve serão alcançados 200 mil milhões de dólares (176 mil milhões de euros).
Musk anunciou na quinta-feira a sua saída definitiva do Governo republicano de Trump, um dia depois de criticar o grande plano fiscal do Presidente que, segundo ele, aumentará o défice público e porá em perigo os resultados do DOGE.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro