Sábado – Pense por si

Trump ameaça Irão com retaliação "em níveis nunca antes vistos"

O presidente dos EUA falou em caso de Teerão atacar os norte-americanos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou este domingo (15) que caso fossem atacados pelo Irão que o país retaliaria "em níveis nunca antes vistos". Estas declarações surgiram depois de Israel ter atacado na manhã de sexta-feira várias instalações nucleares e militares do Irão - o que suscitou alguma preocupação por parte de vários países.

AP Photo/Julia Demaree Nikhinson

"Os EUA não tiveram nada a ver com o ataque ao Irão", disse Donald Trump na madrugada de domingo. "Se formos atacados de qualquer forma pelo Irão, toda a força e poder das Forças Armadas dos EUA recairão sobre vocês em níveis nunca antes vistos."

E acrescentou: "No entanto, podemos facilmente chegar a um acordo entre o Irão e Israel e acabar com esse conflito sangrento".

Uma nova ronda de negociações entre os Estados Unidos e o Irão sobre o programa nuclear estavam agendadas para este domingo, mas segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã (onde iam decorrer), Badr Albusaidi, foram canceladas, avançou o próprio numa publicação na sua rede social X.

Washington tem estado em conversações com o Teerão, para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções por parte dos EUA.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.