Sábado – Pense por si

Irão prepara medidas para que Israel se arrependa do ataque

"O final desta história será escrito pelo Irão", refere um comunicado da administração do presidente iraniano.

A administração do presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, garantiu que o Irão já está a tomar "medidas defensivas, políticas e legais" para fazer com que Israel "se arrependa" do ataque de esta sexta-feira de madrugada contra o país persa.

"A partir deste momento, o governo da República Islâmica do Irão começou a tomar as medidas defensivas, políticas e legais necessárias para que o ilegítimo Israel se arrependa e negará aos israelitas um momento de descanso", afirmou a administração de Pezeshkian, num comunicado citado pela agência oficial iraniana, IRNA.

"O final desta história será escrito pelo Irão", refere o comunicado, que defende o direito de Teerão de se defender.

O ataque israelita contra a capital iraniana e outras regiões do país atingiu parte da cúpula militar do Irão, matando um número indeterminado de altos cargos militares e civis.

Iranian Presidency Office via AP
Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.